O Ministério da Defesa da Índia planeja substituir o Windows pelo Linux, mais precisamente pelo sistema Maya OS, que é uma distribuição baseada no Ubuntu. Isso se deve a razões econômicas, estratégicas e até políticas, já que muitos governos buscam reduzir sua dependência dos sistemas operacionais da Microsoft optando geralmente pelo Linux. No entanto, é importante notar que essas mudanças nem sempre são bem-sucedidas.
O Maya OS oferece uma interface semelhante à do Windows e possui a vantagem de incorporar o recurso Chakravyuh, um software antivírus e anti-malware que cria uma camada virtual de proteção entre o usuário e a Internet, impedindo que hackers acessem dados confidenciais. A principal motivação para essa mudança é reforçar a segurança cibernética do Ministério da Defesa da Índia, visto que incidentes graves afetaram suas infraestruturas no passado.
A transição inicial ocorrerá nas agências do Bloco Sul do país até 15 de agosto, e a previsão é que o sistema esteja disponível para todas as outras regiões do Ministério da Defesa até o final de 2023.
0 Comentários