Solus Linux será reformulado na Serpent OS de Ikey Doherty


O ex-líder desenvolvedor do Solus e atual gerente de comunicações, Joshua Strobl, anunciou em um longo post no blog que a distribuição Linux Solus tem uma nova direção e será baseada na Serpent OS de Ikey Doherty.

Para aqueles que não sabem, o Solus é uma distribuição Linux independente criada do zero pelo ex-funcionário da Intel, Ikey Doherty, e usando um ambiente gráfico desenvolvido internamente, que a maioria de vocês agora conhece como Budgie Desktop.

Alguns anos após a sua criação, o Solus foi passado para outro mantenedor, Joshua Strobl, que fez um trabalho incrível mantendo o Solus vivo por alguns anos até o ano passado, quando decidiu deixar o projeto e se concentrar no Budgie Desktop.

Agora, um ano depois, o Solus aparentemente se encontra em uma encruzilhada e precisa de uma nova direção de uma nova equipe. E adivinha? Tanto Ikey Doherty quanto Joshua Strobl retornaram ao comando do Solus Linux anunciando que as versões futuras do sistema operacional serão baseadas na nova distribuição Serpent OS de Ikey Doherty.

A Serpent OS é outra distribuição Linux independente criada por Ikey Doherty, mas ainda não está finalizada. Então, até que isso aconteça, a equipe atual de mantenedores do Solus continuará a lançar novas imagens ISO com componentes atualizados, permitindo que os usuários implantem o Solus em hardware mais recente.

"O que estamos propondo é que, junto com suas operações diárias, começaremos a explorar a opção de basear nossa distribuição em uma base Serpent OS com as ferramentas e processos da Serpent OS", disse Joshua Strobl. "Isso abordaria elegantemente várias preocupações de longa data sobre como evoluir o Solus e levá-lo para o novo e corajoso futuro".

Quando e se o Solus será baseado na Serpent OS, não sabemos. Mas o que sabemos é que o Solus não está morto e atualmente está em boas mãos, por enquanto.

Se a rebase no Serpent OS acontecer um dia e for bem-sucedida, os usuários finalmente se beneficiarão do suporte AArch64 e RISC-V, o muito aguardado Repositório de Usuários Solus, um sistema atômico e imutável e muito mais.

Baixe a ISO do Solus Os:



Postar um comentário

0 Comentários